quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto Arte e Movimento


Escola Municipal Rachid Bardauil.
Endereço: Rua Alan Kardec, nº 1655 – Bairro Aeroporto.
Período de Execução: De agosto a dezembro de 2010.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental (1ª a 5ª) da escola do período matutino e vespertino.
Áreas Temáticas: Artes e Educação Física
Elaboração e Execução: Direção, Coordenação e Professoras de Artes e Ed. Física.


O Projeto Arte e Movimento pensado e planejado para ser vivenciado nas primeiras Series do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rachid Bardauil, consciente da importância do trabalho em conjunto das disciplinas Artes e Física na vida do aluno, visa à busca de um grande universo de descobertas e de novas aquisições físico-artísticas importante para o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse sentido partimos da compreensão de que a Educação Artística e Física, como expressão legítima do ser humano, pode ser apreendidas e ensinadas no espaço escolar em ações pedagógicas que busquem favorecer o desenvolvimento do aluno, tendo como preocupação básica estimular a participação de todos, para que assim possam perceber os diferentes benefícios e possibilidades de expressão com o corpo e a mente através das artes e da prática desportiva.
Daí ter-se a necessidade de organizar a ação pedagógica voltadas à socialização, produção e integração da Arte com a Física e dos educandos consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nesse sentido o projeto propõe a realização de oficinas de vivencia, produção do fazer artístico-desportivo e a realização de pesquisas sistematizadas no laboratório de informática da escola, tendo sempre como meta maior a valorização da participação e produtividade do aluno.
Enfim, o projeto vem buscar o construir de espaços e momentos de preparação continua para desenvolvimento de atividades direcionadas a recepção de produção de materiais.
  1. OBJETIVO GERAL

  • Vivenciar momentos de aprendizagens nas/das diferentes linguagens da arte e da educação física por meio de oficinas e produção artístico-desportiva que despertem e desenvolvam talentos e elevem a auto-estima dos alunos

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar o gosto de ver, ouvir, tocar sentir e viver a arte em atividades direcionadas e em grupos;
  • Refletir a importância do fazer artístico e sua contribuição para a história individual e coletiva de cada um e das comunidades, na criação da cultura;
  • Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência;
  • Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando, apreciando a arte de modo sensível;
  • Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais, físicas ou sociais.
  • Expressar e saber comunicar-se em artes e física mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artístico-desportivas.
  • Construções culturais de base social e de expressão individual, capaz de estimular a convivência a produção de sentidos e a formação de saberes.

  1. METODOLOGIA

Para um melhor desenvolvimento do aluno e para que se possa realizar os objetivos propostos no projeto a metodologia dar-se-á por meio de diferentes atividades desportivas e artísticas sistematizadas como: campeonato de futsal e queimada, festival de pandorgas, roda de capoeira, concurso de fotografia e cartazes, brincadeiras populares recreativas, festival de karaokê, concurso de aviãozinho, intercâmbio cultural em instituições de ensino (Moinho Cultural) e oficinas pedagógicas nas diferentes linguagens da arte: música, dança, teatro, artes plástica/visuais, visando a partir dos núcleos de interesse, despertar no educando o desejo de reconstruir a história de descaso com a educação artística e física – quer local, quer universal – por meio da compreensão destas, como conhecimento humano sensível cognitivo capaz de propor aos interessados uma reflexão sobre suas histórias, e a história humana.


  1. ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO

  • Período Matutino:
  • Concurso de cartazes ( pontos turísticos)
  • Confecção de latas decoradas.
  • Confecção de peças de argila.
  • Mini oficina de E.V.A.
  • Trabalhos com cartões postais.
  • Confecção de dobradura.

  • Período Vespertino:
  • Conversa informativa sobre a importância do movimento e do fazer artístico, enfatizando os benefícios para o corpo e a mente.
  • Promover um campeonato de futsal e queimada entre as turmas do 3º, 4º e 5º ano.
  • Confeccionar pipas e realizar um festival de pandorgas com alunos do 3º, 4º e 5º ano.
  • Convidar um grupo especializado para fazer uma roda de capoeira na escola.
  • Realizar um concurso de fotografia com o tema Corumbá, explorando os pontos turísticos da cidade.
  • Pesquisar os diferentes tipos de brincadeiras populares recreativas para realizar com as crianças do 1º e 2º ano.
  • Festival de karaokê - Convidar algum grupo musical para fazer apresentação para as crianças e tecer comentários sobre a importância da música no aprendizado, incentivando a participação no festival.
  • Fazer dobraduras de aviãozinho para realizar um concurso de arremesso entre os alunos
  • Fazer um intercâmbio Cultural – visita ao Moinho Cultural para conhecer a instituição e o seu serviço oferecido.
  • Oficina de brinquedos – confecção de balangandam, bilboquê, cata-vento, bola de alpiste, entre outros.
  • Oficina de dança – amostra (convidados).
  • Oficina de artes plásticas – pintura com diversos materiais artísticos explorando temas transversais e alguns pintores de diferentes épocas.
  • Dinâmicas de grupos para maior socialização dos alunos.
  • Palestra sobre a violência na escola com luau religioso.

  1. RECURSOS

  • 02 resmas de papel A4, 20 folhas de cartolinas, 15 caixas de lápis de cor, 15 caixas de giz de cera, 01 bobina de papel pardo, 03 caixas de pincel atômico, 05 rolos de fita adesiva larga, 20 folhas de E.V.A., 15 tesourinhas, 01 bola de futsal, 01 bola de queimada, 01 corda de 3 metros, 10 bambolês, 04 pacotes de balão de 50 unidades, 10 sacos de estopa, 01 pacote de medalha dourada, 01 par de redes para mini gol, 03 rolos de barbantes, 10 unidades de papel crepom de diferentes cores, 05 pacote de semente de alpiste, 25 folhas de papel de seda, 02 sacos de pirulitos, 03 caixas de bombons, cola branca, Latas (leite ou extrato de tomate, cartão postal, argila, régua, papel color set, verde , amarelo, marrom,preto , azul e laranja.

  1. AVALIAÇÃO

Acontecerá a partir do interesse e envolvimento dos alunos em participar e propor atividades e na sistematização dos resultados. Propõe–se também uma avaliação formativa e processual, que deve acontecer de maneira contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações e os avanços de cada aluno.
Ressaltando que o educador avalia o aluno e se avalia também buscando aprimorar suas práticas e solucionar os desafios encontrados.


  1. REFERÊNCIAS

Parâmetros curriculares nacionais: Educação física: Ensino de primeira à quarta série. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997. 96p.
Parâmetros curriculares nacionais: Arte: Ensino de primeira à quarta série. / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.130p.
SOUZA, Alcídio M de. Artes Plásticas na Escola. 3a ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1970.
SOUZA, Edgard Rodrigues de. Técnicas de Desenho e Pintura. São Paulo: Moderna, 1997
JUNIOR, Isaías Marchesi. Atividades de Educação Artística. São Paulo: Ática, 1997 vv. 1.2.3.4
NOVO, Maria Fátima Simões; GAIO, Maria João Bastos e CABUS; Rita de Cássia Almeida. Linguagens e Códigos - Educação Artística. Rio de Janeiro: Secretaria Estadual de Educação, 2005.
BROICH, J. Jogos para crianças: mais de cem brincadeiras com movimento, tensão e ação. São Paulo: Loyola, 1996.
FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes, 1981. v. 1 e 2



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