Escola Municipal Rachid Bardauil. Endereço: Rua Alan Kardec, nº 1655 – Bairro Aeroporto. Período de Execução: De agosto a dezembro de 2010. Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental (1ª a 5ª) da escola do período matutino e vespertino. Áreas Temáticas: Artes e Educação Física Elaboração e Execução: Direção, Coordenação e Professoras de Artes e Ed. Física. |
O Projeto Arte e Movimento pensado e planejado para ser vivenciado nas primeiras Series do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rachid Bardauil, consciente da importância do trabalho em conjunto das disciplinas Artes e Física na vida do aluno, visa à busca de um grande universo de descobertas e de novas aquisições físico-artísticas importante para o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse sentido partimos da compreensão de que a Educação Artística e Física, como expressão legítima do ser humano, pode ser apreendidas e ensinadas no espaço escolar em ações pedagógicas que busquem favorecer o desenvolvimento do aluno, tendo como preocupação básica estimular a participação de todos, para que assim possam perceber os diferentes benefícios e possibilidades de expressão com o corpo e a mente através das artes e da prática desportiva.
Daí ter-se a necessidade de organizar a ação pedagógica voltadas à socialização, produção e integração da Arte com a Física e dos educandos consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nesse sentido o projeto propõe a realização de oficinas de vivencia, produção do fazer artístico-desportivo e a realização de pesquisas sistematizadas no laboratório de informática da escola, tendo sempre como meta maior a valorização da participação e produtividade do aluno.
Enfim, o projeto vem buscar o construir de espaços e momentos de preparação continua para desenvolvimento de atividades direcionadas a recepção de produção de materiais.
- OBJETIVO GERAL
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- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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- METODOLOGIA
Para um melhor desenvolvimento do aluno e para que se possa realizar os objetivos propostos no projeto a metodologia dar-se-á por meio de diferentes atividades desportivas e artísticas sistematizadas como: campeonato de futsal e queimada, festival de pandorgas, roda de capoeira, concurso de fotografia e cartazes, brincadeiras populares recreativas, festival de karaokê, concurso de aviãozinho, intercâmbio cultural em instituições de ensino (Moinho Cultural) e oficinas pedagógicas nas diferentes linguagens da arte: música, dança, teatro, artes plástica/visuais, visando a partir dos núcleos de interesse, despertar no educando o desejo de reconstruir a história de descaso com a educação artística e física – quer local, quer universal – por meio da compreensão destas, como conhecimento humano sensível cognitivo capaz de propor aos interessados uma reflexão sobre suas histórias, e a história humana. |
- ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO
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- RECURSOS
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- AVALIAÇÃO
Acontecerá a partir do interesse e envolvimento dos alunos em participar e propor atividades e na sistematização dos resultados. Propõe–se também uma avaliação formativa e processual, que deve acontecer de maneira contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações e os avanços de cada aluno. Ressaltando que o educador avalia o aluno e se avalia também buscando aprimorar suas práticas e solucionar os desafios encontrados. |
- REFERÊNCIAS
Parâmetros curriculares nacionais: Educação física: Ensino de primeira à quarta série. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997. 96p. Parâmetros curriculares nacionais: Arte: Ensino de primeira à quarta série. / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.130p. SOUZA, Alcídio M de. Artes Plásticas na Escola. 3a ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1970. SOUZA, Edgard Rodrigues de. Técnicas de Desenho e Pintura. São Paulo: Moderna, 1997 JUNIOR, Isaías Marchesi. Atividades de Educação Artística. São Paulo: Ática, 1997 vv. 1.2.3.4 NOVO, Maria Fátima Simões; GAIO, Maria João Bastos e CABUS; Rita de Cássia Almeida. Linguagens e Códigos - Educação Artística. Rio de Janeiro: Secretaria Estadual de Educação, 2005. BROICH, J. Jogos para crianças: mais de cem brincadeiras com movimento, tensão e ação. São Paulo: Loyola, 1996. FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes, 1981. v. 1 e 2 |
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